segunda-feira, 14 de abril de 2014

Entrevista de Bernardo Pilotto em Londrina- pré candidato ao governo do Paraná pelo PSOL PR

08/04/2014 -- 00h00

INFORME FOLHA /www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1148-20140408&tit=entrevista+polemica

Saulo Ohara
Nome do Psol

Esteve em Londrina no último fim de semana o pré-candidato do Psol ao governo do Paraná, Bernardo Pilotto (foto). Na primeira visita à região depois de ter se apresentado como o único nome da legenda, o objetivo foi iniciar a organização da militância para a campanha rumo ao Palácio Iguaçu. Sociólogo, Pilotto pretende iniciar a sua segunda disputa eleitoral, depois de alcançar 1,3 mil votos na disputa pela Câmara de Vereadores de Curitiba em 2012. Ele não foi eleito.


‘Em sintonia com a juventude’
Pilotto entende que seu nome pode ser a opção a "estes que estão colocados aí como candidatos, mas que não nos representam". "Queremos ficar em sintonia com essa juventude que vem participando, cada vez mais ativamente, da política nacional", afirmou ele.

Foco na proporcional
Mesmo com poucos recursos, o pré-candidato avaliou que será possível debater e divulgar os ideais do partido nas eleições, com a ajuda dos correligionários. "Não queremos grandes doadores. A participação do Psol nas eleições sempre ocorre com o apoio da nossa militância." Se houver alianças, Pilotto disse que vão se restringir apenas aos partidos de esquerda PSTU e PCB. No fundo, o principal objetivo do Psol é conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. "Vamos ter uma chapa com 30 ou 40 nomes para deputado estadual e vamos trabalhar bastante para eleger um candidato nosso." 

Melissa Campus é entrevistada pela Folhaweb

13/04/2014 -- 00h00 - fonte: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1823-20140413

'Difícil imaginar uma democracia dentro da teocracia'

Contra o que chamam de "bancada fundamentalista", Toni Reis e Melissa Campus se preparam para disputar o pleito

Anderson Coelho
Presidente e fundadora do Elitytrans Londrina, Melissa Campus (Psol) é pré-candidata a deputada federal
Curitiba - Com o objetivo de contrapor o que chamam de crescimento da "bancada fundamentalista" no Congresso, militantes LGBTT também estão reunindo adeptos ou simpatizantes para lançar e apoiar candidatos em 2014. No Paraná, o movimento é liderado pelo secretário de Educação da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis (PCdoB), e pela presidente e fundadora do Elitytrans Londrina, Melissa Campus (Psol), ambos pré-candidatos à Câmara dos Deputados.

"É muito difícil imaginar uma democracia dentro da teocracia. Vejo que as minorias têm sido deslegitimadas. Quando as bancadas evangélicas querem construir voto, nos atacam em relação a nossa identidade de gênero. E essa invisibilidade só empodera a violência", opinou Melissa. Disposta a concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo, a londrinense de 37 anos disse que pretende defender a bandeira das trans não como objeto sexual. "Sou a primeira mulher do Paraná a ser indicada a ocupar esse espaço, o que obviamente deve trazer muita controvérsia. Mas precisamos, antes de tudo, fazer a população entender que também temos capacidade e condições de trabalhar."

Para Reis, o movimento LGBT teve muitos problemas de enfrentamento nos últimos meses, porém, não com todos os evangélicos, e sim com pessoas que apresentam "interpretações bíblicas homofóbicas". "Tudo o que nós conseguimos até hoje foi através do Judiciário", criticou. Primeiro brasileiro a assinar um contrato de união estável com um homem, seu marido David Harrad, com quem está há 24 anos, ele disse que pretende defender o conceito amplo de família. "Nós não somos filhos de chocadeira. Também compomos família e não queremos ser excluídos dessa questão", afirmou o pai de Alyson, 13.

Segundo o ativista, no campo eleições 2014 da página da ABGLT na internet, já é possível encontrar pré-candidatos de sete Estados e sete partidos diferentes que são identificados com a causa. Por enquanto, os únicos citados no Paraná são Luiz Modesto (PCdoB), postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa (AL), e Rubens Bueno (PPS), que pode tanto disputar o governo do Estado como a Câmara Federal. No entanto, à medida que se desenharem as coligações partidárias, estima, o número de apoiados tende a aumentar.
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local

terça-feira, 1 de abril de 2014

Reunião Ordinária do Diretório do PSOL Londrina- mês de abril 2014

Companheir@s, sexta feira, dia 04 de março, as 19 horas teremos reunião ordinária do Diretório Municipal do PSOL Londrina



Onde: Sede do PSOL- Rua Piauí, 106- sala 3

Pauta: Informes gerais, cotizações, organização dos núcleos; 


Saudações Socialistas