sábado, 8 de novembro de 2014

Nota do PSOL Curitiba contra a violência praticada na Alep contra educadores do PR

Repudiamos o ataque a gestao democrática e as agressões aos educadores na ALEP!

5
NOV
confusao21-600x338O governo Beto Richa, através do apoio de sua base aliada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), aprovou, no último dia 4 de novembro, uma alteração na lei que regulamenta o processo de escolha das diretoras e diretores das mais de 2,1 mil escolas estaduais, prorrogando os mandatos atuais.

Os mandatos dos atuais diretores que se encerrariam em dezembro de 2014 foram prorrogados por mais um ano, desconsiderando o processo eleitoral que já estava em curso, inclusive com chapas já registradas para a disputa do pleito em alguns casaos. O argumento para tal prorrogação é a necessidade de se “aperfeiçoar” as regras para escolha das direções. Mas… a atual legislação está vigente desde 2003, Richa é governador desde 2011 e só agora, com processo eleitoral em curso, é que resolveram “aperfeiçoar” as regras?


O processo de alteração da lei, ao contrário do que o governo alega, não foi reivindicado por nenhum setor da comunidade escolar, e nem houve qualquer processo de escuta a comunidade escolar nesta prorrogação. Isso, por si só, já caracterizaria um processo anti-democrático, mas Richa e seus aliados foram além: fizeram todas as manobras possíveis para que a matéria praticamente não fossem discutida na ALEP e acabasse sendo aprovada em tempo recorde.

Não bastasse todo o ataque a gestão democrática que tais atitudes representaram, os tucanos foram além. O presidente da ALEP, deputado federal eleito, Valdir Rossoni, ordenou que os seguranças da casa expulsassem os educadores que assistiam a sessão. E os educadores, ao se recusarem a sair de uma sessão pública, a qual tinham direito constitucional de acompanhar, foram sumariamente agredidos pelos seguranças com socos e chutes, mesmo após estarem caídos.

O deputado Valdir Rossoni, ainda, ao ser questionado através das redes sociais sobre quais as punições que os seguranças deveriam receber, declarou que eles mereciam ser condecorados por terem cumprido ordens.

Diante destes fatos, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), manifesta seu repúdio, tanto aos ataques a gestão democrática promovidos pelo atual governo do estado, quanto aos ataques fisícos aos educadores que se manifestaram a favor da democracia.

Repudiamos também a declaração do presidente da ALEP sobre possivel condecoração aos agressores, e exigimos que se abra uma sindicância naquela casa para punir os seguranças que agrediram e investigar quem lhes deu a ordem.

O PSOL reafirma seu compromisso com a luta pela escola pública, gratuita, laica, livre de todo preconceito e de qualidade, e pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do estado do Paraná.

Fonte: http://psolcuritiba.org/2014/11/05/repudiamos-o-ataque-a-gestao-democratica-e-as-agressoes-aos-educadores-na-alep/#more-3213

0 comentários:

Postar um comentário