segunda-feira, 14 de abril de 2014

Melissa Campus é entrevistada pela Folhaweb

13/04/2014 -- 00h00 - fonte: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1823-20140413

'Difícil imaginar uma democracia dentro da teocracia'

Contra o que chamam de "bancada fundamentalista", Toni Reis e Melissa Campus se preparam para disputar o pleito

Anderson Coelho
Presidente e fundadora do Elitytrans Londrina, Melissa Campus (Psol) é pré-candidata a deputada federal
Curitiba - Com o objetivo de contrapor o que chamam de crescimento da "bancada fundamentalista" no Congresso, militantes LGBTT também estão reunindo adeptos ou simpatizantes para lançar e apoiar candidatos em 2014. No Paraná, o movimento é liderado pelo secretário de Educação da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis (PCdoB), e pela presidente e fundadora do Elitytrans Londrina, Melissa Campus (Psol), ambos pré-candidatos à Câmara dos Deputados.

"É muito difícil imaginar uma democracia dentro da teocracia. Vejo que as minorias têm sido deslegitimadas. Quando as bancadas evangélicas querem construir voto, nos atacam em relação a nossa identidade de gênero. E essa invisibilidade só empodera a violência", opinou Melissa. Disposta a concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo, a londrinense de 37 anos disse que pretende defender a bandeira das trans não como objeto sexual. "Sou a primeira mulher do Paraná a ser indicada a ocupar esse espaço, o que obviamente deve trazer muita controvérsia. Mas precisamos, antes de tudo, fazer a população entender que também temos capacidade e condições de trabalhar."

Para Reis, o movimento LGBT teve muitos problemas de enfrentamento nos últimos meses, porém, não com todos os evangélicos, e sim com pessoas que apresentam "interpretações bíblicas homofóbicas". "Tudo o que nós conseguimos até hoje foi através do Judiciário", criticou. Primeiro brasileiro a assinar um contrato de união estável com um homem, seu marido David Harrad, com quem está há 24 anos, ele disse que pretende defender o conceito amplo de família. "Nós não somos filhos de chocadeira. Também compomos família e não queremos ser excluídos dessa questão", afirmou o pai de Alyson, 13.

Segundo o ativista, no campo eleições 2014 da página da ABGLT na internet, já é possível encontrar pré-candidatos de sete Estados e sete partidos diferentes que são identificados com a causa. Por enquanto, os únicos citados no Paraná são Luiz Modesto (PCdoB), postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa (AL), e Rubens Bueno (PPS), que pode tanto disputar o governo do Estado como a Câmara Federal. No entanto, à medida que se desenharem as coligações partidárias, estima, o número de apoiados tende a aumentar.
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local

0 comentários:

Postar um comentário