domingo, 19 de junho de 2011

Protestos em Londrina marcaram a semana

Vários protestos foram realizados durante essa semana em Londrina.

Na sexta-feira um buzinaço em frente a prefeitura pediu punição aos responsáveis pelo escândalo na saúde. A manifestação foi organizada via facebook, pela internet mais de 500 pessoas haviam confirmado presença, mas apenas 20 pessoas compareceram ao ato. Os participantes, entre eles militantes do PSOL, confeccionaram faixas, cartazes, levaram apitos e demonstraram sua indignação.

A manifestação de sábado intitulada BASTA: LONDRINA SANGRA! teve mais êxito e conseguiu levar para o calçadão aproximadamente 300 pessoas. O mote principal do protesto foi o caos na saúde, pelo fim das terceirizações, contrário aos projetos privatistas do vereador Márcio Almeida do PSDB, e pela punição dos responsáveis pela corrupção. A população confeccionou faixas em apoio às investigações e exigindo o FORA BARBOSA!

A marcha da Liberdade ocorreu às 14 horas do sábado e teve seu início na praça 7 de setembro, aproximadamente 150 pessoas percorreram as principais ruas do centro de Londrina exigindo liberdade de expressão, essa manifestação surgiu em resposta à proibição da "Marcha da Manconha" em São Paulo, onde os manifestantes foram duramente reprimidos pela polícia. A Marcha da Liberade procura reunir todas as reinvindicações dos movimentos sociais, como a descriminalização das drogas, contra o machismo e a homofobia, pela legalização do aborto, dentre outras. A Marcha da Liberdade dessa vez ocorreu simultâneamente em várias cidades do Brasil e o principal meio de divulgação dela foi o facebook.

O PSOL apóia essas manifestações e acredita na força da organização popular. As manifestações são importantes instrumentos de trabalhadores e estudantes na luta por seus direitos.

Marcha da Liberdade:

http://www.youtube.com/watch?v=-5HxY1aH50g

Buzinaço em frente à prefeitura:

http://g1.globo.com/videos/parana/v/manifestantes-fazem-buzinaco-contra-a-corrupcao-em-londrina/1539509/#/Paran%C3%A1TV2/Londrina/20110617/page/1

http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/433998/grupo-de-20-pessoas-protesta-contra-corrupcao-em-londrina/

Manifestação: Basta! Londrina Sangra!

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--677-20110618&tit=populacao+faz+novo+protesto+em+londrina

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Basta! Londrina Sangra!

Basta! Londrina Sangra


A saúde está na UTI, faltam profissionais e equipamentos em todos os postos. Quem sofre e paga a conta é a população que precisa e não é atendida.

Nos últimos dias mais de 20 pessoas foram presas no escândalo da saúde.

O Ministério Público, o GAECO e a Câmara de Vereadores estão investigando, precisamos apoiá-los para que isso não termine em PIZZA.

Participe do Ato Público em Defesa da Saúde Pública, Gratuita e de Qualidade, Livre da Terceirização e da Privatização, pela ética e moralidade na administração pública.

DATA: 18/06/2011

Horário: 9:30

Local: Calçadão- Em frente às lojas Riachuelo

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Frente Ampla: Fora Barbosa!

Frente Ampla:

Fora Barbosa!

Reunião Organizativa: No DCE do Centro (Rua Hugo Cabral, 727- Esquina com Piauí)

Sábado 11/06 as 15h

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nota do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Londrina sobre as acusações de corrupção envolvendo o prefeito Barbosa Neto do PDT


O PSOL de Londrina vem a público manifestar sua indignação com os escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos, inclusive com acusações de envolvimento do prefeito da cidade, Barbosa Neto, do
PDT.

O PSOL manteve a coerência apresentando candidatura própria nas eleições de 2008, sem aceitar alianças com os partidos envolvidos em atos de corrupção e que desenvolvem uma política voltada para os interesses de grandes grupos econômicos. No segundo turno, fizemos a campanha pelo voto nulo por entendermos que tanto o canditato Hauly do PSDB, quanto o Belinati do PP representavam os interesses dos financiadores de suas campanhas milionárias. Fomos duramente criticados por não apoiarmos o candidato Hauly, que se diferenciaria do prefeito cassado na honestidade. Entretanto, a nossa tese de que não havia diferenças substanciais entre os dois candidatos se confirmou quando o PSDB de Hauly usou da imagem de Belinati do PP para eleger o atual governador Beto Richa, também do PSDB.

No chamado “terceiro turno”, entre Hauly e Barbosa Neto, mantivemos a defesa do voto nulo, pelos mesmos motivos que nos levaram a tomar essa decisão anteriormente.

O PSOL, após o resultado eleitoral, se manteve independente nas fileiras dos que se colocaram na oposição de esquerda ao governo, no apoio aos movimentos populares por moradia, na defesa dos direitos das mulheres, no movimento popular de saúde, reivindicando sempre concurso público, plano de cargos, carreiras e salários e ampliação dos serviços de saúde, livre das terceirizações e privatizações, seja qual for a modalidade. Temos o entendimento de que o atual caos na saúde de Londrina é fruto das alianças políticas firmadas pelo atual prefeito Barbosa Neto, que ao nomear o desastroso Agajan Der Bedrossian, conhecido aliado de Antônio Belinati, conduziu a saúde ao caos generalizado. O PSOL manifesta seu total apoio a atuação dos órgãos investigativos como o GAECO, Ministério Público e CEI da Saúde na câmara de vereadores. Apoiamos o pedido de afastamento do prefeito encaminhado pelo Ministério Público, Londrina precisa agora de uma grande mobilização popular. O PSOL conclama a formação de uma frente política envolvendo sindicatos, movimentos populares, partidos políticos e toda a população londrinense para uma campanha incisiva exigindo a cassação do prefeito. É hora de irmos às ruas gritar FORA BARBOSA!

Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Debate: A Reforma do Código Florestal

CONVIDAMOS:
Debate: A Reforma do Código Florestal
Participação: Lucas Perucci (ENEBIO) e Raul Krauser (MPA)

Debate Código_color.jpg

dia 7 de junho, terça feira, as 20h - Sala de Eventos CCH - Universidade Estadual de Londrina



  • Veja o posicionamento da Via Campesina a respeito das mudanças no Código Florestal:

A Via Campesina Brasil reafirma a sua posição pela manutenção do atual Código Florestal Brasileiro.
Rechaçamos a proposta de alteração apresentada pelo deputado Aldo Rebelo, que incorpora as grandes pautas dos ruralistas, como redução da Área de Preservação Permanente e a anistia das multas por desmatamentos.
O Código Florestal é uma legislação inovadora, que está pautada pela utilização sustentável da floresta. Ao contrário do que dizem os ruralistas e seus aliados, o Código Florestal não cria áreas improdutivas, intocadas.
Ele apenas define que, acima dos interesses privados e do lucro, está o interesse de toda a sociedade brasileira para que a floresta seja usada de forma sustentável.
A Via Campesina defende um amplo pacote de políticas públicas e programas que possibilitem a utilização sustentável das áreas de preservação permanente e de reserva legal.
Desde 2009, apresentamos como propostas assistência técnica capacitada para o manejo florestal comunitário; crédito e fomento para desenvolvimento produtivo diversificado; recuperação das áreas degradadas com sistemas agroflorestais; planos de manejo madeireiro e não-madeireiro simplificados; canais de comercialização institucional que viabilizem a produção oriunda das florestas.
Para quem produz alimento, que são os agricultores camponeses, quilombolas e indígenas, o Código Florestal não é um problema, mas sim a ausência do Estado em sua correta implementação.
Para o latifúndio do agronegócio, que se utiliza da monocultura, de quantidades gigantescas de agrotóxicos e de trabalho escravo, o Código Florestal é um empecilho, que deve ser destruído assim como as florestas da Amazônia, da Caatinga e do Cerrado.
É fundamental lembrarmos que a proposta apresentada pelo deputado Aldo Rebelo é apoiada somente pelos ruralistas.
Além da oposição de partidos como PT, PV e PSol, o relatório do deputado foi rechaçado por todos os grandes movimentos sociais do campo brasileiro, pelas principais entidades de pesquisa acadêmica do país e por inúmeras organizações e intelectuais.
Em mais um esforço para a destruição do Código Florestal, deputado Aldo está pressionando os líderes dos partidos a dar caráter de urgência ao seu relatório, colocando-o para votação imediata.
É evidente a manobra do deputado e da bancada ruralista, que visa apenas evitar o debate aprofundado da sociedade. Querem no apagar das luzes de seus mandatos imprimir um golpe fatal contra o meio ambiente e toda a sociedade brasileira, em uma atitude totalmente antidemocrática.
Conclamamos toda a sociedade e, em especial, às organizações aliadas da luta da Via Campesina, a enviarem correios eletrônicos para todos os deputados federais, exigindo que haja mais tempo para o debate desse tema tão importante e tão polêmico.
A mobilização social é fundamental!

Via Campesina Brasil
Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Movimento das Mulheres Camponesas – MMC
Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
Movimentos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Pastoral da Juventude Rural - PJR


codigoflorestal2.jpg