segunda-feira, 28 de junho de 2010

Notícias do I Encontro Inter-Núcleos de Mulheres do PSOL-PR

Neste fim de semana, 26 e 27/06, realizou-se em Curitiba o I Encontro Inter-Núcleos de Mulheres e Relações de Gênero do PSOL-PR, reunindo militantes de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, além da contribuição de companheiras do partido de São Paulo e o Rio Grande do Sul, aglutinando cerca de 50 participantes. O encontro foi uma continuação dos debates ocorridos no I Seminário de Mulher e Políticas Públicas, ocorrido no dia 07 de março em Londrina. Teve o objetivo de contribuir com a organização da pauta feminista no partido, relacionando a luta das mulheres com diversos temas como: saúde, trabalho, mídia e movimentos sociais. No primeiro dia, aconteceram mesas temáticas que trouxeram o acúmulo de cada pauta específica abordada e possibilitaram uma discussão visando um profundamento maior para as participantes e sugestão de encaminhamentos para a pauta do PSOL. Na parte da manhã, aconteceram duas mesas, uma sobre “Saúde Reprodutiva e Mortalidade Materna”, com as contribuições de Jackeline Aristides, enfermeira e presidente do PSOL-Londrina e Carmen Ribeiro, militante do movimento feminista e do PSOL-RS; a segunda mesa teve como tema “Mulheres no Mundo do Trabalho”, contando com a participação de militantes da cidade, como Carla Cobalchini, diretora da FASUBRA-Sindical, e do campo, como a dona Genecilda, do MST de Ponta Grossa e Giuliana Iarrocheski, secretária de mulheres do PSOL-PR e advogada da CPT. Na parte da tarde, aconteceram mais debates. O primeiro foi sobre “Mulheres nos Movimentos Sociais“, com Dirléia Matias, professora e militante do movimento negro, com as companheiras Claudia e Josi, do movimento popular do Jd. Itaqui (S. José dos Pinhais) e pré-candidatas a deputada estadual e federal e com Sara Santos e Renata Moraes, que falaram sobre a participação no movimento estudantil. E, para finalizar, debateu-se “A Mercantilização do Corpo e Violência” com as contribuições de Luka, estudante de jornalismo e militante do movimento feminista do PSOL-SP, Remom Bortolozzi, militantes do movimento LGBT de Curitiba, e Gislaine Indejejczak, estudante de direito e do PSOL de Ponta Grossa. A síntese do debate sobre cada mesa será elaborada e socializada em breve. O segundo dia teve o objetivo debater e encaminhar a organização das mulheres do PSOL no estado, por meio de um resgate da história de militância da luta feminista no partido e da apresentação da militância atual nos núcleos de base e trabalho atual da secretaria de mulheres. Em síntese, encaminhou-se a construção de um Encontro Estadual de Mulheres do PSOL no Paraná, bem como a criação e consolidação do setorial de mulheres do partido no estado. Segundo Jackeline Aristides, “esse encontro foi importante para o aprofundamento na discussão das pautas, e um passo importante na consolidação da luta feminista no partido”.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

I Encontro de Núcleos de Mulheres e Relações de Gênero do Psol- PR em Curitiba!


Curitiba


26 junho


8h – 10h Abertura


Mesa II


Intervalo


10h30 – 12h - Mesa II


Almoço


14h – 16h – Mesa III


Intervalo


16h30 – 18h – Mesa IV


1. SAÚDE REPRODUTIVA E MORTALIDADE MATERNA


Luciene (PSOL-Rio - a confirmar) e Jackeline (PSOL-LDNA).


* 30 min de exposição cada uma


2. MULHERES NO MUNDO DE TRABALHO


Movimento Sindical - Carla (PSOL-CTBA)

Mulheres no Campo – Giuliana (PSOL-CTBA) e Gisela (MST)* 20 min de exposição cada uma


3. MULHERES NOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Movimento negro – Dirléia Mathias (PSOL-CTBA)

Movimento popular – Josi e Cláudia – Jd. Itaqui (PSOL-CTBA)

Movimento estudantil – Renata (PSOL-MGÁ) e Sara (PSOL-CTBA) * 15 - 20 min de exposição cada uma


4. MERCANTILIZAÇÃO DO CORPO E VIOLÊNCIA


Luka (PSOL-SP), Gis (PSOL-PG), Remon (PSOL-CTBA - LGBT).

* 20 min de exposição cada uma


27 de junho


Abertura - HISTÓRICO ORGANIZAÇÃO MULHERES PSOL - Carla (PSOL-CTBA)


MULHERES E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA - Tábata (PSOL-LDNA)


O foco será a participação da mulher no partido. Discussão do setorial. Apresentar encaminhamentos a serem debatidos, além de resoluções etc., organização do setorial.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Formação Política para os candidatos

Nesse domingo dia 20 às 09:00 na Rua Mário de Andrade 221, daremos prosseguimento à atividade de formação política dos candidatos para as candidaturas majoritárias e proporcionais do estado.


Fernando Marcelino e Chrysantho do núcleo de formação de Curitiba, irão palestrar sobre conjuntura nacional e a intervenção do PSOL nas eleições.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Luciana Genro denuncia ameaças ao presidente do PSOL do RN

A deputada Luciana Genro, em discurso no plenário da Câmara, na quinta-feira 10, comemorou a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Projeto de Lei Complementar (PLP) 277/2008, que institui o Imposto das Grandes Fortunas (IGF). De acordo com a proposta, que ainda será votada no plenário da Câmara e do Senado, patrimônios acima de R$ 2 milhões serão taxados com alíquotas que variam de 1% a 5%. “É necessário que aqueles que detêm as grandes fortunas deem a sua contribuição para que aqueles que ganham pouco”, resumiu.
No discurso, Luciana Genro também denunciou as ameças de morte contra o presidente do PSOL do Rio Grande do Norte, Sandro Pimentel.
Leia a discurso da deputada.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna, em primeiro lugar, para me solidarizar com o Presidente do PSOL do Rio Grande do Norte, companheiro Sandro Pimentel, que está sendo ameaçado de morte, porque fez denúncias, porque está na linha de frente na luta em defesa do interesse público no Rio Grande do Norte. Estamos exigindo da Secretaria de Segurança que investigue essas ameaças, que garanta a vida do companheiro Sandro Pimentel.
Nós, do PSOL, não nos intimidamos com ameaças.
A luta contra a corrupção é uma tarefa fundamental de todos os militantes, dirigentes e Parlamentares do PSOL, porque o dinheiro que vai para a corrupção é o dinheiro que falta para a saúde, para a educação e para a segurança pública.Quero também agradecer à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania desta Casa, que ontem aprovou, por unanimidade, o meu projeto que cria o Imposto sobre as Grandes Fortunas.
Queremos mudar a estrutura tributária do País. Queremos que aqueles que ganham menos paguem menos impostos. Hoje, quem consume tudo que ganha paga muito mais do que aquele que acumula riquezas e propriedades, porque nosso sistema tributário é muito feroz sobre o consumo e o salário e muito manso sobre o patrimônio e a riqueza. Então, queremos inverter essa lógica. Para poder diminuir os impostos dos trabalhadores da classe média é preciso que aqueles que são milionários, que detêm as grandes fortunas paguem mais. Apenas com as 5 mil famílias mais ricas deste País que possuem um patrimônio que corresponde a mais de 40% do PIB, poderemos arrecadar com a criação do Imposto sobre as Grandes Fortunas 30 bilhões de reais, o que significa dobrar o orçamento da educação, investir 70% a mais na saúde pública.Então, é necessário, sim, que aqueles que detêm as grandes fortunas deem a sua contribuição para que aqueles que ganham pouco, aqueles que vivem do seu trabalho paguem menos impostos e, mesmo assim, ter melhores serviços públicos, melhor tratamento por parte do poder público aos trabalhadores e ao povo que necessita de educação, de saúde e de segurança pública.Muito obrigada.

Fonte: site da Liderança da Bancada do PSOL na Câmara

Convenção do Psol Paraná define seus nomes!

A Convenção do Psol Paraná realizada em Curitiba definiu no dia 10 de junho seus nomes para o pleito eleitoral . Teremos como candidatos ao governo do estado, Luis Felipe Bergman, presidente do diretório estadual, bem como ao senado Piva de Almirante Tamandaré. A outra vaga ao senado é de Valmor Venturini, secretário de movimentos sociais do Psol Paraná e representante de Londrina nas eleições majoritárias. Lembrando que ainda há indefinição da frente de esquerda e que o Psol insiste na composição da frente eleitoral. Representando Londrina ainda, temos como representantes nas proporcionais para deputado estadual a presidente do diretório municipal do Psol Jackeline Lourenço Aristides, bem como do tesoureiro José Francisco Galvão.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lula veta fim do fator previdenciário

www.lucianagenro.com.br

16-06-2010

O esperado veto presidencial à emenda que acaba com o fator previdenciário foi anunciado nesta terça-feira, 15, horas antes da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol. O assunto, é claro, acabou não ganhando a atenção merecida da grande imprensa ou do grande público. Já o reajuste de 7,7% para os aposentados – que antes de ser aprovado pelo Congresso, e mesmo depois, era considerado nefasto pelo governo, com os ministros da área econômica dizendo que a medida levaria o país à falência – foi sancionado por Lula. Não é para menos: em ano eleitoral, com sua candidata em plena campanha, o governo não pode bancar esse desgaste com os aposentados, grande parte eleitores.A Câmara começa agora a trabalhar uma alternativa à extinção do fator. O presidente interino, Marco Maia, sugeriu à noite como proposta alternativa o texto do então relator do Projeto de Lei 3299/2008 na Comissão de Finanças e Tributação, deputado Pepe Vargas, que, segundo ele, “coloca a discussão em outro patamar”.
Com informações da Agência Câmara

terça-feira, 1 de junho de 2010

III Encontro de Juventude do Psol Paraná em Londrina aglutinou jovens de todo o estado!


Dos dias 29 a 30 de maio de 2010 foi realizado o III Encontro da Juventude do Psol Paraná em Londrina. O evento reuniu mais de 50 jovens de todo o Estado para debater as pautas do movimento estudantil e movimento popular. Tivemos a brilhante participação do Tato, membro do Psol SP e referência no tema drogas e criminalização da juventude, bem como Chrisanto, membro do núcleo de formação política do Psol Curitiba na parte da manhã do sábado. À tarde tivemos a fala de Ailson, secretário estadual de negros e negras, que falou de sua atuação junto ao movimento hip-hop de Paranavaí. De lá também vieram 15 jovens do movimento que dialogam com nosso partido e que enriqueceram o debate! Ainda no período do sábado (29) pudemos apreciar a belíssima explanação de Felipe Spack do núcleo de movimento popular que fez um relato de sua atuação junto ao Psol Curitiba no Jd. Itaqui, Sabará dentre outros bairros e ocupações. Robson Rodrigues dos Santos, filiado recentemente ao Psol Londrina também falou bonito sobre movimento popular pela moradia em Londrina. Estiveram presentes os pré-candidatos ao governo do estado Luis Felipe Bergmann e ao senado Valmor Venturini. Foi um Encontro que reuniu a juventude do Psol Paraná de Londrina, Curitiba, Paranavaí, Maringá, Francisco Beltrão, Cascavel e Marechal Cândido Rondon, mostrando claramente a força da juventude que constrói uma militância socialista do dia a dia, no movimento hip- hop, estudantil, no passe livre, na luta pela moradia, na frente feminista e classista, no ecossocialismo. Parabéns à organização do evento!