quinta-feira, 29 de abril de 2010

Seminário em Londrina: Contra a privatização: por uma saúde pública de qualidade- Radicalizando a Reforma Sanitária!

Seminário

Contra a privatização: por uma saúde pública de qualidade - radicalizando a reforma sanitária!
e
Fundação do Fórum Popular de Saúde
Em defesa da saúde pública de Londrina.

Local: SINDPREVS
Av. Jorge Casoni, 2575 - Londrina
Data: 08 de maio de 2010 - sábado
Início: 8 horas da manhã

Programação:

08:00h - Palestra com a Profª Drª Maria Valéria Costa Correia* de Maceió / AL - Com o tema: O problema das organizações sociais e das fundações estatais de direito privado na saúde;

09:00h - Intervenções do público;

10:30h - Pausa para o café;

11:00h - Aprovação das propostas e fundação do Fórum Popular de Saúde;

12:00h - Encerramento.

*Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Liderança do Fórum em Defesa do SUS e contra a Privatização - Maceió.

Organização: Comissão Pró Fórum Popular de Saúde - em defesa da saúde pública de Londrina

contato: 3328-8390

terça-feira, 27 de abril de 2010

Psol insiste na construção da Frente de Esquerda unitária e socialista nestas eleições!

Nota da Executiva Nacional do PSOL, de 27 de abril de 2010



O PSOL realizou sua III Conferência Nacional Eleitoral no dia 10 de abril e após um intenso e importante processo de debates definiu a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio a presidente da República. Definiu também uma base inicial de diretrizes programáticas e a tática da Frente de Esquerda buscando aliança eleitoral com o PSTU e PCB e um diálogo com os movimentos sociais autênticos e combativos da classe trabalhadora brasileira e com todos os atores que se coloquem em oposição de esquerda e conseqüente ao governo Lula. Nesse sentido, o PSOL vem manifestar sua disposição de empreender todos os esforços possíveis para construir essa unidade, pois consideramos que a Frente de Esquerda é uma necessidade no atual momento para a classe trabalhadora brasileira, para os setores oprimidos, para todos aqueles que lutam por outro projeto político que resgate as bandeiras históricas do povo brasileiro.




O cenário eleitoral se apresenta como uma grande peça de manipulação do povo, pois as candidaturas de Dilma, amparada pelo governo Lula e a máquina de Estado; a de José Serra, da nefasta aliança PSDB-DEM; a de Marina Silva, do PV, que aceitou aliar-se ao PSDB e ao DEM no Rio de Janeiro, defendem a mesma política econômica em vigor no país há 16 anos, que submete o Brasil ao capital financeiro e à lógica do neoliberalismo. Basta ver a política de privatizações e a entrega da soberania nacional, do patrimônio público e a desastrosa política ambiental, como verificada no leilão da usina Belo Monte e nas recentes enchentes, que causaram desmoronamentos de encostas deixando centenas de vitimas, devido à ausência de uma política habitacional para as populações carentes. O caso da usina de Belo Monte é outra grande negociata, patrocinada agora pelo governo Lula, para favorecer grandes empreiteiras e com os mesmos métodos antidemocráticos e truculentos de desrespeitar os direitos dos povos originários, tal como ocorria no governo FHC. Ao lado disso, o grande capital, que tem assumido em suas grandes publicações, como a revista Veja, não ter contradições de fundo entre as candidaturas Dilma e Serra, patrocina uma ofensiva sobre os direitos do povo trabalhador brasileiro. O Estado, suas leis e seu aparato repressivo, perseguem brutalmente os movimentos sociais e suas ações, e criminalizam a pobreza.



É preciso, portanto, construir nas lutas sociais uma frente de resistência que tenha capacidade de potencializar um plano de ação e uma plataforma de reivindicações para defender a classe e mobilizá-la contra os ataques do grande capital e dos seus governos. É por isso que o PSOL saúda e está engajado na construção do CONCLAT, que ocorrerá em junho, e que deverá fundar uma nova central combativa e classista no Brasil. É este mesmo espírito de unidade na ação para criar um novo instrumento de frente única que deve balizar a disposição de todos para constituir a Frente de Esquerda eleitoral. O Brasil precisa nestas eleições de uma alternativa socialista e de esquerda, buscando construir a unidade de todos que têm responsabilidades reais junto ao movimento de massas e ao povo pobre e trabalhador. O momento é de superarmos nossas dificuldades e construir a unidade. Vamos partir daquilo que nos une e não daquilo que nos divide. Não é o momento de decretar impossibilidades de se formar a Frente de Esquerda, pois terão responsabilidade no movimento os que optarem pela divisão antes mesmo de esgotarmos as possibilidades de um acordo por essa unidade.



O PSOL está propondo com os aliados da Frente, com os movimentos sociais, com a intelectualidade crítica, a realização de um esforço coletivo de elaboração de um programa mínimo comum, que pode ter como patamar mínimo o programa/manifesto da Frente de Esquerda de 2006 que uniu a todos nós, e que agora pode ser atualizado. para ter como ponto de partida, um programa de claro corte anticapitalista e ecosocialista. Dessa forma, chamamos os companheiros do PSTU e do PCB a assumirem a responsabilidade pela construção de uma Frente de Esquerda nas eleições de outubro, para apresentarmos ao povo pobre, ao conjunto da classe trabalhadora e aos setores médios uma verdadeira alternativa de esquerda, que coloque na ordem do dia o chamado à mobilização.



Foi esse o sentido do esforço do PSOL de ter chegado ao nome de Plínio Arruda Sampaio, para avançarmos na construção de um projeto de esperança, de luta e de unidade da esquerda socialista, combativa e democrática.



São Paulo, 27 de abril de 2010



Executiva Nacional do PSOL

Plínio vai a ato de servidores nesta terça, 14h

Plínio Arruda Sampaio foi convidado a participar nesta terça-feira (27) às 14 horas da manifestação que entidades do funcionalismo público realizam em frente ao escritório de representação da Presidência da República. O protesto rejeita a votação do PL 549/2009 – que altera parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecendo limites de despesas com a folha de pagamento que resultarão no congelamento dos vencimentos dos servidores pelo prazo de 10 anos.


O ato contra o PL 549/09 acontece na Avenida Paulista 2163 (esquina com a rua Augusta).
Este projeto de lei, aliado ao veto governamental ao reajuste de pelo menos 7,7% para os aposentados (como havia sido acordado entre a Câmara e o Senado e que agora os deputados governistas tentam bloquear, para não deixar ao presidente Lula o desgaste com o veto ao reajuste em ano eleitoral), evidenciam as prioridades do modelo econômico em vigor no país. Esta é a posição do PSOL e de seu pré-candidato na disputa presidencial deste ano.

Plínio em entrevista

Entrevista de Plínio de Arruda Sampaio à TV Sorocaba

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dep. Marcelo Freixo discursa na III Conferência eleitoral em favor de Plínio Arruda Sampaio

O deputado estadual pelo Rio de Janeiro Marcelo Freixo, conhecido nacionalmente pela sua luta contra as milícias, discursa na III Conferência eleitoral do PSOL em favor de Plínio de Arruda Sampaio. Plínio será o candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade nas eleições de 2010.

Assita o vídeo:


sábado, 10 de abril de 2010

A base do PSOL definiu: Plínio será o canditato à presidência da república

A III Conferência Eleitoral do PSOL acontece na Casa do Estudante da UFRJ, no Rio.

Hoje pela manhã foi aprovado o regimento da Conferência e todos os recursos do Brasil foram avaliados. Foi ratificado os encaminhamentos deliberados pelo Diretório Nacional reunido em São Paulo no dia 1o de abril. Os trabalhos foram aberto por Chico Alencar, que falou além de outras coisas, sobre os recentes acontecimentos das chuvas no Rio de Janeiro, "Temos que responder a essa violência contra o povo carioca, que não foi a chuva que provocou". Marcelo Freixo também falou e foi contundente: "a construção do PSOL não é só pelo nosso espaço, mas pelo fim da dor e do sofrimento da população".

passeio zoo 2010 001

passeio zoo 2010 007

passeio zoo 2010 009

. Houve pausa para o almoço e na volta, debate sobre os Pré-Candidatos. Para Chico Alencar, "Candidatura de Plínio é a candidatura da juventude contra a política carcomida (...) Essa é uma candidatura contra o superávit primário e para garantir reais condições de vida para a população (...) Essa candidatura foi uma construção coletiva. Plínio não foi imposto ao PSOL como Dilma foi imposta ao PT".
. Raul Marcelo complementa, destacando as qualidades de Plínio e seu potencial para atrair setores críticos e progressistas da sociedade. João Alfredo começou sua fala dizendo: "Aqui estão reunidos aqueles que desejam construir um partido digno de seu nome" e reitera: "Não venceremos a crise ambiental sem superar o sistema destrutivo do capital". Outras lideranças também fizeram a defesa do nome de Plínio, como Milton Temer.

. O companheiro Babá retira sua Pré-Candidatura, para apoiar o nome de Plínio. Foi bastante aplaudido e homenageado por Ivan Valente.

passeio zoo 2010 103

. Valente aponta que "Não há mandonismo político que dará conta de amansar a militância do PSOL. É hora de encerrar as disputas internas e colocar o PSOL na rua com Plínio Presidente". Marcelo Freixo encerra as falas em defesa da Pré-Candidatura de Plínio e chama as mulheres para subirem até o plenário. Brice Bragato então declara: "A campanha de Plínio terá agregada ao seu programa os elementos feministas", ao que a plenária responde bradando: "Sou feminista, sou coerente, Plínio de Arruda socialista presidente!" .

passeio zoo 2010 253

. Vale lembrar que o outro candidato, apoiado por MES/MTL - Martiniano Cavalcanti - não compareceu à III Conferência.
. A plenária vota e eis a decisão: Plínio de Arruda Sampaio será o candidato oficial do PSOL nas eleições presidenciais de 2010!

passeio zoo 2010 116

passeio zoo 2010 053

passeio zoo 2010 030

passeio zoo 2010 294

passeio zoo 2010 337

. Após sua indicação, Plínio discursa: "Quanto mais tempo demora p/ o socialismo, são mais 100 mortos, jovens prostituídos e trabalhadores explorados", " "Nessa campanha, eu vou expressar o que vocês pensarem. De mente aberta e coração inflamado!". Vale frisar que foi aprovado o indicativo de tradução dos programas do PSOL na TV com LIBRAS e não 'legendas', uma vitória para nossa militância. Plínio diz: "Somos a campanha da inclusão contra a exclusão".

. Plínio ainda aponta que não devemos construir a participação popular depois da campanha, é preciso que ela se dê na campanha. 'Precisamos trazer o povo para os nossos comitês e dar responsabilidades' . Nossa campanha deve ser para consolidar o PSOL criado neste processo. E isso passa pela reeleição de nossos parlamentares. A plenária grita, em uníssono: "É socialista, é corente, Plínio Sampaio presidente!! !"

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Estudos Feministas convida:

O Grupo de Estudos e Debates Feministas de Londrina convida a todos e todas para a discussão sobre:


"Os homens e a luta feminista"

que ocorrerá no dia 11 de abril, na sede do DCE do centro, esquina das ruas Hugo Cabral e Piauí, às 14 horas.


O debate terá por subsídio o texto em anexo "Olhar o mundo com olhos de mulher?" de autoria de Mauro L. Iasi, professor da UFRJ e membro do PCB.