sexta-feira, 24 de abril de 2009

Panfletagem sobre a crise e debate com sindicatos



No dia 14 de abril fortalecemos a frente de esquerda em Londrina com a participação do PSOL, PSTU e Centro Chê durante panfletagem no calçadão sobre o tema da crise do capital e seus reflexos para o Brasil e para Londrina. Pudemos nos aproximar da população, prestar esclarecimentos sobre o movimento e apresentar o projeto socialista para os trabalhadores. No período da tarde na sede do Sindiprevs fizemos um debate sobre a crise e tivemos a participação do sindicalista do SindTest Bernardo Pilotto (membro da Intersindical), além de falas dos representantes do PSTU em Londrina.

sábado, 18 de abril de 2009

Saúde, cidadania e direitos humanos

A Comissão de direitos humanos de Londrina - CDH, realizou hoje 18 de abril, o encontro intitulado Saúde, cidadania e direitos humanos. Estiveram presentes diversas lideranças religiosas, das pastorais, conselheiros e trabalhadores da saúde e militantes dos direitos humanos. Tivemos a fala do Prof. João Batista Filho que fez um amplo levantamento sobre a pobreza na cidade de Londrina e suas implicações para a cidadania, saúde e direitos humanos, nos chocou ao revelar a cidade que não aparece no noticiário, uma cidade que têm 35% da população vivendo em situação de risco, privadas de qualquer direito à cidadania, seja do ponto de vista econômico, social ou da saúde.

Ao final do encontro f0ram levantadas prioridades para a saúde em Londrina e estabelecida uma comissão para reinvindicá-las ao poder público, são elas:

- Intesificar a luta por medicamentos excepcionais e da cesta básica;
- Melhorar a acessibilidade às unidades básicas de saúde;
- Investigar e cobrar o funcionamento da estratégia saúde da família;
- Agilizar as especialidades e cirurgias;
- Fiscalizar os recursos humanos em saúde e necessidade de contratação;
- Cobrar a conclusão das obras de ampliação do hospital Zona Sul e Zona Norte, e contratação de profissionais para o novo pronto socorro do HU.
- Ampliar o acesso ao transporte para os usuários que necessitam de fisioterapia;
- Ampliar a oferta de acupuntura, fitoterápicos e homeopáticos na rede pública;
- Agilizar a fila da cirurgia de redução de estômago;

O PSOL - Londrina apóia a luta por uma saúde pública, humana e de qualidade!


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Última reunião do diretório municipal do Psol- 03/04/09


Uma homenagem aos guerreiros do PSOL, agora reforçado com os militantes da Direção do Sindiprevs, José Carlos e Rui. Mais um sindicato que se desfiliou da CUT e integra agora a INTERSINDICAL... Mais uma conquista do PSOL Londrina! Parabéns a todos!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ato sobre a crise do Capital e criminalização dos movimentos sociais


A “Marolinha” que
virou um Tsunami

A crise do capitalismo e seus efeitos já são visíveis
para o trabalhador londrinense.
A Hussmann , uma multinacional instalada há nove anos aqui na cidade, desmontou suas máquinas e demitiu todos os seus trabalhadores mesmo com a isenção de impostos que recebia da prefeitura. Este fato mostrou algo que pode piorar daqui para frente: ao menor sinal de redução de seus lucros os patrões fecham fábricas, demitem, reduzem salários, implantam os bancos de horas e procuram mais incentivos em outras regiões. No Brasil, já temos quase 1 milhão de trabalhadores desempregados desde o início da crise, só na Embraer foram mais de 4.200. No final são os trabalhadores que pagam a conta. O governo Lula deve parar de entregar dinheiro aos banqueiros e as grandes empresas. Até agora já foram mais de R $ 30 0 bilhões. Ao invés de dar dinheiro a banqueiros e grandes empresários, o governo Lula deve direcionar esses
recursos para a saúde, educação, moradia popular, recomposição das aposentadorias e ampliação dos valores do seguro-desemprego. Além disso, deve realizar um grande plano de obras públicas para gerar empregos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Neste momento em que o Brasil inteiro se organiza, convidamos a sociedade londrinense para um debate sobre a crise do capitalismo, suas consequências e a criminalização dos movimentos sociais.

Ato Público: 11/04/09 sábado à partir das 9 horas em frente ao Banco do Brasil do Calçadão.

Debate e mesa redonda sobre crise do capitalismo e criminalização dos movimentos sociais: 11/04/09 às 14horas no Sindiprevs Av. Jorge Casoni 2575 com a presenção de um representante do MST, Bernado Piloto da Intersindical e o cientista político Marco Antonio Rossi.

Organização: PSOL, PSTU, CONLUTAS e Centro Chê

Psol no Encontro Estadual de Mulheres do MST


No dia 08 de março o psol Londrina esteve presente no Encontro Estadual de Mulheres do MST que foi realizado em Porecatu- Pr. Cidade que teve fechada a sua maior usina de cana de açucar pelo ministério público após denúncia de escravidão e superexploração de seus trabalhadores. Um município fantasma que tinha sua economia baseada nesta usina e que hoje tenta se reerguer por meio dos assentamentos do MST.Tivemos a oportunidade de conhecermos o recém-criado assentamento da zona rural de Porecatu, onde os acampados se encontram há 4 meses.Neste encontro Estadual estavam reunidas mais de duas mil mulheres que divididas em comissões mostravam a voz feminina na luta por reforma agrária e segurança alimentar. Foi emocionante ver tantas mulheres que conciliam a vida no campo e no cuidado aos filhos, com a a luta contra o capitalismo e contra as grandes corporações de transgênicos, que põe em risco a alimentação de seus filhos. Mais um momento em que o Psol Londrina pôde estar em contato com os movimentos sociais e promover laços com líderes. Fica para nós a imagem de Dorcelina Folador que foi assassinada pelos coronéis na cidade de Mundo Novo, no estado do Mato Grosso do Sul, onde era prefeita. Uma mulher que lutava pela reforma agrária e que hoje é lembrada como símbolo da luta da mulher campesina.

Jackeline Lourenço Aristides- secretária do Psol Londrina