segunda-feira, 30 de março de 2009

HABEMUS Prefeito Suplementar

Por Manoel Paiva - Presidente do PSOL Londrina.

Temos o Prefeito Suplementar de Londrina, e ele próprio afirma em matéria no G1 (Globo) que "a melhor solução teria sido o "padrinho" assumir o cargo. “Continuo dizendo que estou na repescagem. Quem ganhou a eleição foi o Belinati. Qualquer outro resultado, na verdade, não é a vontade do povo".

Ora fica muito claro em sua afirmação que o populismo belinatista volta para a vitrine. Entende-se também que o direito de ludibriar a população explorada continua a dominar esta cidade. A força do caudilho simplório continuará viva em seu governo municipal. Ele mesmo, prefeito suplementar, será um títere nas mãos do padrinho que ganhou a eleição. Teremos por mais um quadriênio as forças místicas, emocionais e nada racionais a fazer de conta que governam para os pobres explorados.

Indo ao grão do assunto, tivemos 273.002 votantes que foram às urnas expressar obrigatoriamente sua vontade. Destes, pouco mais de 67 mil (quase 20%) não foram votar, ignoraram a eleição por diversos motivos. Tivemos 15.624 pessoas que anularam o seu voto, e por nós do PSOL, são saudadas, pois de alguma forma e corajosamente digitaram outro número, dizendo não aos candidatos que se apresentaram. Mesmo que estejam incluídos aí os fiéis eleitores do caudilho padrinho. Ainda 7 mil e 4 votos brancos, outro modo de protesto. Assim temos 89.900 pessoas que não querem o prefeito eleito, e que somadas àquelas que votaram no outro candidato perfazem mais de 204 mil eleitores londrinenses que foram às urnas contestar o populismo do padrinho e do afilhado. Embora uma boa parcela apóie o liberalismo que representa o PSDB, temos uma parcela significativa da população no mínimo indignada.

Necessitamos aí ajudar a canalizar essa indignação, apontar rumos para uma população que é sistematicamente tratada como se fosse platéia de um show de mágica, onde o parlamentar faz que dá com uma das mãos, escamoteia com a outra e ainda é aplaudido no final.
Devemos questionar sobre quem governa uma cidade?, devemos informar, debater, deliberar de modo direto, sem representantes que se disfarcem de homens tementes a deus, bonzinhos, homens-família, e que são de fato respeitadores da lei e da ordem burguesa, dos que são donos do dinheiro, do poder político, donos e exploradores da cidade, donos dos que fazem as leis.
Devemos expor do modo tranqüilo, teimoso, obstinado quem são padrinho e afilhado que se associam para dominar o orçamento da cidade de Londrina.

Vamos debater com os moradores e explorados desta cidade sobre o modo de governar que seja direto, onde nós tomemos nossas decisões no rumo em que nós queremos e não no rumo que desejam os industriais, comerciantes, banqueiros que nos exploram para gozarem seus lucros, dinheiro e força de trabalho que nos são roubados todos os dias.

Assim ao final e novamente saudamos todos aqueles que optaram pelo voto nulo, que não é ilegal ao contrário do que pensam muitos políticos profissionais, ignorantes ou que desejam confundir a cabeça do eleitor. Devem eles estudar e entender a diferença entre nulidade do voto e voto nulo que nesta conjuntura é totalmente legal (na ordem burguesa) e legítimo.

Londrina, 30 de março de 2009.

sábado, 28 de março de 2009

Ato público Contra a crise do capitalismo: A marolinha que virou um tsunami


Segunda-feira dia 30 de março às 17:00 h, será realizado um ato público no calçadão em frente ao Banco do Brasil contra às demissões e a favor dos trabalhadores diante da crise mundial do capitalismo. Em londrina os efetitos já são visíveis, a HUSSMANN, uma multinacional instalada há nove anos na cidade, desmontou suas máquinas e demitiu todos os seus trabalhadores (mais de 200) mesmo com a isenção de impostos que recebia da prefeitura. No Brasil já temos mais de 1 milhão de desempregados, e as demissões não param. No final são os trabalhadores que acabam pagando a conta dessa crise. O governo Lula já entregou 300 bilhões do contribuente a empresários e banqueiros, recuros que poderiam ser aplicados em saúde, educação, moradia popular e ampliação dos valores do seguro desemprego por exemplo.

Convocamos a todos as pessoas a comparecer no calçadão e dizer um basta às demissões e também a criminalização dos movimentos sociais.

O trabalhador não deve pagar pela crise do capitalismo!

Participam e apóiam o ato sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais.

Organização:

PSOL, PSTU, CONLUTAS, CENTRO CHE E TEATRO DO OPRIMIDO.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Criminalização dos movimentos sociais


Essa foi a pauta da reunião organizada ontem na Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina. A crise econômica mundial e seu impacto sobre a classe trabalhadora também foi tema da discussão.
Com o intuito de mobilizar a população londrinense contra a crise do capitalismo e a criminalização dos movimentos sociais, é que ficou definida a realização de uma discussão mais ampla sobre estes temas. Um ato está sendo organizado para o dia 30-03-2009 envolvendo todas as pessoas e entidades interessadas.

Você está convidado!

Participantes do encontro:

Alisson Marques - PSOL
Jackeline Lourenço Aristides - PSOL
José da Motta Lima Filho - ENEBIO
Carlos Enrique Santana - Centro Che Ldna -
Rafael de Morais Cury - CA BIO UEL /ENEBIO
Lucas Perucci - PSOL, CA BIO UEL
Paula Cerruti da Costa - CA BIO UEL, ENEBIO
Vanessa Gonçalves Gardim - CA BIO UEL
Mateus Magalhâes - PSTU
Clovis Pereira - ADEVILON, CDH, COPED PR, MNDH
Josemar Lucas - FTO Ldna, CDH

domingo, 22 de março de 2009

Panfletagem pelo VOTO NULO!


Realizamos panfletagens pelo VOTO NULO, no calçadão no sábado, e domingo na feira dos cinco conjuntos, a aceitação foi muito boa e foi possível para nós sentir a indignação da população com o processo eleitoral. Por isso convidamos você para participar desse debate junto ao PSOL Londrina.

Estaremos durante a semana fazendo a distribuição do material nos colégios. E na quarta-feira à noite estaremos na UEL debatendo com os estudantes a questão do VOTO NULO.

Aqueles que quiserem apoiar a manifestação pelo VOTO NULO entre em contato conosco através do e-mail psol50londrina@gmail.com

Vamos à luta!



sexta-feira, 20 de março de 2009

Nem um, nem o outro essa é a posição do cientista político Marco Antonio Rossi

O cientista político e escritor Marco Antonio Rossi está junto com o PSOL em favor do voto NULO! Leia abaixo sua análise sobre o terceiro turno das eleições.

(...) Diante da urna, fastigado e desconfiado, o eleitor londrinense terá de optar entre dois deputados federais no curso de seus mandatos, dois representantes daquilo que faz duas ou três décadas emperra Londrina, mantendo a cidade de tantas histórias e incontáveis orgulhos no equívoco do anonimato, de certo ostracismo no mapa Brasil. Um tucano que esconde (ou dele se envergonha?) seu passado de fortes alianças com os setores mais atrasados e conservadores da vida nacional; um pedetista que já foi belinatista, já flertou descaradamente com o malufismo e o mundo-cão dos programas sensacionalistas de TV e Rádio (...).

Para ler esse e outros textos na íntegra acesse o blog Espaço de Cultura Socialista www.travessia21.blogspot.com

quarta-feira, 18 de março de 2009

O trabalhador não pode pagar pela crise do capitalismo!

Nenhum dos outros partidos de Londrina apontaram formas de enfrentamento da crise que já deu sinais de sua vigorosidade quando da demissão de mais de 200 trabalhadores da Hussman. A questão do transporte público ineficiente e de alto custo, e a carência de moradias populares vêm a tona no momento em que a classe trabalhadora tem seus empregos perdidos ou seus salários reduzidos. No horário político deste terceiro turno a crise do capitalismo que vivenciamos é esquecida, ou mesmo tratada de forma amena, os candidatos continuam prometendo gerar milhares de empregos baseados em ilusões e soluções impossíveis, que na verdade só irão contribuir para gerar mais prejuízos ao trabalhador e lucro às empresas. Neste momento é necessário estar ao lado dos trabalhadores garantindo moradia, estabilidade no emprego, redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, passe livre para os estudantes e desempregados, valorização do funcionalismo público e ampliação dos benefícios sociais.

Os trabalhadores não podem pagar pela crise!

Venha ser militante do PSOL, entre em contato através do nosso e-mail!

sábado, 14 de março de 2009

Por que VOTAR NULO?

O PSOL foi o único partido que ao disputar as eleições assumiu o compromisso de não aceitar doações de empresas, portanto, a nossa posição pelo VOTO NULO representa a nossa coerência em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Tanto o candidato do PDT, quanto o candidato do PSDB, estão comprometidos com as empresas que fizeram doações milionárias para suas campanhas. Quando algum empresário doa dinheiro a um candidato, ele pede algo em troca. Se o candidato receber dinheiro de uma empresa de transporte coletivo, por exemplo, o trabalhador pode esperar pelo aumento da passagem. O PSOL defende uma política voltada para a maioria da população e não favorecimento a empresas ou grupos políticos. Nenhum dos dois candidatos será capaz de colocar em prática políticas públicas voltadas a classe trabalhadora, justamente por estarem comprometidos com as grandes empresas.

terça-feira, 10 de março de 2009

NULO QUE TE QUERO NULO, PARA ALÉM DO PROTESTO!


Votar NULO hoje é um manifesto por querer algo mais do que a sobra. Querem que acreditemos que existem apenas duas opções: Hauly ou Barbosa. Ao cidadão londrinense dizemos que existe uma terceira alternativa, que é a opção pelo voto nulo.

Temos certeza que nosso VOTO NULO não irá provocar a realização de novas eleições, mas, certamente chamará a atenção para a discussão das candidaturas existentes para outra forma de governar que pode ser realizada mediante muito trabalho, muita luta política e organização popular.

O Psol defende que nos organizemos em CONSELHOS POPULARES DELIBERATIVOS e que estes sem ingerência dos políticos profissionais e donos do dinheiro, possam funcionar de modo a colocar em prática todas as decisões tomadas por aqueles que sofrem da injustiça social.

Queremos manifestar para a população de Londrina que as candidaturas que aí estão PSDB e PDT, representam faces de uma moeda que de verdade não irá atender aos anseios de trabalhadores rurais e urbanos. Os candidatos, se eleitos, não resolverão o problema da falta de moradias populares, não irão melhorar a saúde pública municipal; não resolverão o problema do desemprego; não implementarão políticas para o desenvolvimento intelectual e profissional da juventude e não resolverão o problema da segurança pública.

Nosso manifesto é mais do que um “bate pé”, de “dizer não”, de protestar tão somente. Nosso manifesto tem o poder de transgredir essa ordem falsamente pacífica e calma e apontar para a população que devemos unir forças, organizar indivíduos e grupos para construir juntos, um projeto político de poder popular.

Projeto este idealizado, deliberado, construído e tornado realidade pelas nossas próprias cabeças e mãos, idéias e ações com a expressa finalidade de mudar essa realidade de corrupção e injustiça social. O cidadão londrinense já foi obrigado a votar no segundo turno de outubro, e agora novamente seremos obrigados a votar em um novo segundo turno.

VENHAM JUNTO CONOSCO, LONDRINENSES!

VOTE NULO, É UM DIREITO LEGÍTIMO E DEMOCRÁTICO!

A reunião do VOTO NULO será Quinta-feira

A data da reunião foi alterada para quinta-feira dia 12-03-09, o horário e local permanecem os mesmos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Reunião do VOTO NULO compareça e participe das discussões

Está em andamento a elaboração dos textos que irão compor o material do VOTO NULO. Todos os interessados estão convidados a participar da nossa reunião. O sociológo Marco Antonio Rossi que escreve o blog Espaço de Cultura Socialista já confirmou colaboração com o material.

Participe e contribua com as discussões na seguinte data, local e horário:

dia 12-03-09 (quinta-feira)

Na avenida Paraná nº102 - 2º andar (Sindicato dos Correios)

às 19:00

Além do VOTO NULO serão discutidos outros temas como políticas públicas e crise do capitalismo, temas negligenciados pelos partidos eleitoreiros.

sábado, 7 de março de 2009

No terceiro turno a posição do PSOL é pelo voto NULO

Em reunião realizada nesta sexta dia 06 de Março, o PSOL Londrina decidiu se posicionar em favor do voto NULO no terceiro turno das eleições. O partido irá organizar material impresso para divulgar a sua decisão e esclarecer a população, e convida os partidos políticos, movimentos populares e sindicais que não se alinham aos dois candidatos a participar desse debate.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Hoje PSOL Londrina decidirá sua posição no 3º turno

O diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade de Londrina se reunirá hoje, (sexta-feira 06-03-2009) para definir o seu posicionamento no 3° turno das eleições. A reunião será na sede da APP Sindicato sito à Avenida JK ao lado do Clube Canadá às 19:00h.