sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carta do PSOL Londrina em apoio ao MST

FECHAMENTO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO MST NO RIO GRANDE DO SUL

Pasmem que o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul que deveria funcionar como o “advogado do povo”, aliou-se ao Governo do PSDB sul-riograndense para retaliar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. E estão atacando na base educacional, criada e conduzida pelo próprio movimento, que são as Escolas Itinerantes. Sistema educacional este criado e regulamentado há mais de uma década e também premiado em 1995 (“Por uma escola de qualidade no campo”) e 1999 ( Prêmio Itaú-Unicef - “Por uma educação básica no campo”). Uma forma além de legítima, legal, pois teve a chancela do Conselho Estadual de Educação (RS) como deveriam aplaudir os burocratas de plantão do capitalismo brazuca.

Ao invés do aplauso desse senhores temos uma ação conjunta que vem para exterminar as escolas itinerantes, jogando as crianças para o sistema oficial em escolas que fiquem mais próximas aos acampamentos dos agricultores.

Em que pese uma velada preocupação do Ministério Público com a qualidade da educação recebida pelas crianças nas escolas itinerantes, percebe-se numa entrevista do Procurador (autor da ação contra o MST) Gilberto Thums um ataque frontal de um liberal convicto à movimento social de tendência socialista mas não exatamente assim. Na entrevista o Procurador de Justiça fala que as escolas fazem “lavagem cerebral para passar teorias marxistas... os estudantes recebem uma educação alienante”; diz ainda que as escolas usam tributos públicos para condicionar as crianças a serem radicais de esquerda; afirma ainda literalmente na entrevista que “...temos de orientar as crianças sobre a possibilidade de se integrarem ao mundo em que está aí, ao mundo produtivo. O MST quer implantar uma sociedade socialista”. Afirma o nobre magistrado.

Analisando pelo lado jurídico, a quem os pais dessas crianças deveriam recorrer para evitar o fechamento de suas escolas? Ao Ministério Público, o advogado do povo. Mas como? Se o próprio Ministério age contra a quem ele deveria defender.

Entende-se aqui que o Ministério Público faz as vezes de Procuradoria do Estado, que é o “advogado” do governo de plantão. Usando como capa e máscara uma aludida proteção aos direitos do contribuinte. Será que o representante do MP, Gilberto Thums, e a governadora, Yeda Crusius, fizeram essa defesa do contribuinte no caso do comércio dos transgênicos? Das lavouras cladestinas de soja transgênica? Dos alimentos envenenados por agrotóxicos? No caso do afogamento da exuberante Floresta de Araucária no rio Pelotas (crime ambiental da Hidroelétrica de Barra Grande)?

Duvida-se mesmo que tenham tomado esse tipo de atitude, pois tratam-se de pessoas que são legítimos representantes de seus donos, quais sejam os proprietários de grande parte do capital nacional (que aliás não tem nação). Servem a antigos donos que, no caso do Brasil, vem desde as Capitanias chegando hoje às Associações Ruralistas, Federação de Industriais e Federação de Banqueiros.

Quer o Sr. Thums que nós todos, através do castigo colocado ao MST, nos dobremos a sua vontade de “adaptarmo-nos ao mundo produtivo”. Quer o digníssimo representante dos Ruralistas e Banqueiros que não lutemos por uma sociedade de tendência comunista, e aqui falo do PSOL. Partido político com essa tendência e com a vontade de revolucionar a sociedade. Julgamos que, se o MST, está agindo nessa tendência, tem nosso total e irrestrito apoio. Gostaríamos até que, essas transformações, fossem por meios pacíficos, dentro da Lei. Mas a Lei serve aos senhores dos quais é defensor o Procurador de Justiça do MP sul-riograndese, ou seja, os donos do capital e do poder político. E esses proprietários do capital e dos meios de produção não irão “largar o osso” assim no mais. A história da humanidade é repleta de capítulos empreendidos contra quem quer que se rebelasse contra esse sistema opressor e explorador de nossa mão de obra. Nossa história é pontuada de um sem número de perseguições àqueles de tendência comunista ou incipientes lutadores por liberdades democráticas.

Queremos aqui nesse pequeno manifesto deixar nosso repúdio aos representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul e ao Governo Estadual do PSDB que dá mostra do modo de perseguição que o Capital emprega contra seus críticos.

Queremos também manifestar, principalmente, nosso integral e irrestrito apoio ao bravo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por sua luta pela Reforma Agrária, por sua resistência contra os donos do poder e do dinheiro.

Vamos lutar juntos porque a tua luta também é a nossa.

24 de fevereiro de 2009.

Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade

Londrina, Paraná.



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Moradores do Assentamento São Francisco de Salles permanecem sem assistência

No domingo (15/02) pudemos junto ao Robson visitar as poucas famílias do Campos Verdes que restaram depois da desocupação do São Francisco de Salles, pois das 10 famílias que a prefeitura de Londrina "despejou" no Campos Verdes, há somente três. Pudemos conversar com uma das moradoras que teve que sair à força do assentamento da região sul, e ela nos informou que dois de seus filhos perderam o ano escolar por causa da mudança e outra perdeu a vaga na creche. Ela nos relatou que isso se deve ao fato de morar no Campos Verdes, já que crianças de lá não são aceitas na creche. Outro fato arrepiante, é o de que nem Londrina, nem Cambé assumem este "bairro". Outros problemas também surgiram para esta moradora, pois perdeu benefícios a que tinha direito em Londrina. Antes, ela recebia cupom e vale- gás, e no momento só tem pego a bolsa família que é de R$80,00, e é com este dinheiro que sustenta quatro filhos. Relata também o fato de estar longe de sua família, e que a unidade de saúde fica a cerca de 5 km dali. Sem se esquecer de outro morador do Saõ Francisco de Salles que tem dependido de favores para sobreviver, já que após ter ido para o Campos Verdes não tem mais conseguido pegar o BPC (benefício). Foram colocados pela prefeitura sem a menor assistência, só o que a assistência social forneceu foram uns compensados de madeira e telhas de fibrocimento...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Calendário das reuniões do diretório municipal do PSOL Londrina

Estamos colocando à disposição de todos as reuniões do diretório municipal do Psol Londrina- 2009, lembrando que as reuniões serão sempre na sede da APP- Sindicato, situado à Avenida JK ao lado do clube Canadá as 19 horas:

06/03/09
03/04/09
01/05/09
05/06/09
03/07/09
01/08/09
05/09/09
03/10/09
06/11/09
04/12/09

Lembrando que as reuniões de núcleo de base se dão nas residências dos próprios filiados do PSOL e simpatizantes

Atenciosamente

Secretaria do psol Londrina- Jackeline Lourenço

Questão de UHE Mauá


É, por mais que o processo ainda esteja ocorrendo para barrar a construção da usina de Mauá, moradores da região alertam que durante a madrugada a construtora Cruzeiro do Sul está a todo vapor na edificação da usina... alguns chegam até a relatar que em alguns momentos percebiam peixes de tamanho grande atordoados com o barulho intenso das explosões... Um crime ambiental que deixará novamente a marca que a usina de Itaipú deixou na história do Paraná... animais mortos, ribeirinhos desabrigados e sem indenização. O que mais nos deixa contrariados é o fato de que o Paraná é o estado que menos investe em fontes alternativas... Países europeus estão 30 anos à frente de recursos renováveis para obtenção de energia (eólica, hidrogênio), enquanto o turrão do Lula ainda teima no biodiesel, onde os latifundiários se sobressaem com mão de obra escrava nas grandes plantações canavieiras, sem mencionar a poluição atmosférica das grandes queimadas de novas áreas. Ah, sem nos esquecermos das grandes áreas verdes que estão sendo devastadas para o grande latifúndio. Estudos já apontam que o consumo energético doméstico tem diminuído consideravelmente, quer dizer então que vamos causar novo desastre ecológico para abastecermos o capitalismo selvagem das grandes indústrias que querem mais e mais produção? Já não bastasse a transposição do Rio São Francisco, que está em andamento, agora o pac quer o Rio Tibagi? Mais uma manobra do PT para a manutenção do status quo...

"Onde os dinossauros ainda vagam"


Economist: eleição de Sarney coroa 'semifeudalismo' - Por Gregório Psol- Pr
Seg, 09 Fev, 09h27
Numa reportagem intitulada "Onde dinossauros ainda vagam", a revista britânica The Economist que circulou na sexta-feira qualificou a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado de "vitória do semifeudalismo" . Pode até parecer exagero no Brasil, visto que os europeus chegaram aqui já na Idade Moderna. Mas a eleição de Sarney leva cientistas políticos e parlamentares a duvidar de que algo rumo ao modernismo possa acontecer.
E não é só a eleição de Sarney para o Senado que conduz a esse tipo de dúvida quanto ao futuro do Congresso pelos próximos dois anos. A eleição do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para presidente da Câmara pela terceira vez, como Sarney, contribuiu para aumentar ainda mais as desconfianças de que nada vai mudar. Pelo que disseram até agora Sarney e Temer, a modernização não será fácil. Os dois afirmaram que vão tratar das reformas tributária e política, numa repetição do que dizem todos os presidentes de Senado e Câmara eleitos nos últimos dez anos. "O presidente Sarney vai cuidar das reformas tributária e política", afirmou Fernando Cesar Mesquita, assessor de Sarney. "Foi isso o que ele prometeu." O problema é que Sarney promete isso desde sua primeira eleição para presidente do Senado, em 1995. Temer disse que a reforma tributária será prioridade de sua gestão. Repetiu o que disse antes, quando presidiu a Câmara entre 1997 e 2000. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

25/01/09- Violência e morte contra o MST


25/01/2009 -- 19h19 - Elementos atiram contra integrantes do MST no Paraná
Durante festa em comemoração dos 25 anos do movimento em Cascavel, homens armados atiraram contra militante. Crime revoltou comunidade - Folha de Londrina-

O mst é novamente vítima de violência, e como sempre a imprensa noticia com um breve texto, e a mídia televisionada nem dá voz como de costume. Só para refletirmos, só tem repercussão quando no confronto o jagunço ou seus capangas, ou mesmo o latifúndiário tem suas terras ocupadas, daí o movimento é marginalizado e colocado como arruaceiros os trabalhadores rurais sem terra...

Violência contra GLBTT em Londrina


Há pouco tempo foi noticiado que em menos de 60 dias três travestis foram vítimas de violência na avenida dez de dezembro em Londrina, o que mais incomoda o grupo GLBTT em Londrina é que estas pessoas sofrem todo tipo de violência (moral, sexual, econômica, física) e infelizmente Londrina ainda possui pouca legislação municipal que defenda os direitos destas pessoas. Neste final de semana mais uma pessoa com trajes femininos foi atacada, mais uma vez presenciamos a intolerância e a impunidade...

Arte e direitos humanos - Janeiro de 2009


Por ter expressado seu manifesto por meio da pichação nas instalações do primeiro andar da 28ª Bienal de São Paulo, a jovem Caroline Pivetta da Motta, 24 anos, foi presa por 53 dias. A prisão se deveu sobretudo “porque a pichação é considerada pelos críticos burgueses como uma deformação e um vandalismo”, e porque as pichações tinham falas que feriram os “sentimentos” do governo Serra. Mais uma vez o direito de expressão é ferido, e o que é arte e o que deixa de sê-la é manipulado pela sociedade burguesa. Seu advogado, Augusto Botelho, colocou que "A prisão dela por estes 50 dias foi um abuso, uma ilegalidade e uma afronta crucial aos direitos humanos".